Parceiros

A ANESP é membro do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE). O FONACATE é uma associação civil, integrada exclusivamente por entidades nacionais associativas e sindicais, representativas das carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do Estado, em todos os Poderes, no âmbito federal, estadual, distrital e municipal. O objetivo do FONACATE é defender o Estado Democrático de Direito, preservando os direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, além dos princípios éticos e constitucionais da Administração Pública.

Articulação de Carreiras Públicas pelo Desenvolvimento Sustentável - ARCA é uma entidade que reúne associações de servidores de carreiras públicas da administração federal direta e indireta, com o objetivo de defender o Estado Democrático de Direito e construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável. A ANESP aderiu à Arca conforme decisão em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida em 17 de fevereiro de 2020.

publica central do servidor.jpg

Criada em agosto de 2015, a Pública é uma Central Sindical que tem como missão envolver os servidores públicos, organizações da sociedade civil, agentes políticos e todos os cidadãos na defesa da qualidade do serviço público.

Entidades de Classe do Grupo de Gestão

A ANESP mantém laços de amizade e contato regular com etidades de classe que representam as carreiras do Grupo (ou Ciclo) de Gestão Federal. Este grupo é composto por carreiras de Estado que desempenham atividades de gestão no âmbito da Administração Pública Federal e compartilham a mesma tabela de remuneração. As entidades representativas deste grupo incluem:

Entidades de Classe nos Estados

A Fenagesp congrega as carreiras de Especialista de Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG federal e as dos estados do AC, BA, DF, GO, MT, MG, PE, RS e SP. A entidade tem como objetivos a defesa do Estado Democrático de Direito e suas instituições; a busca pela melhoria da gestão de políticas públicas; o desenvolvimento profissional dos integrantes das carreiras de Gestão de Políticas Públicas; a promoção da unidade, harmonia, coesão, solidariedade e espírito de classe e a consciência nacional entre as entidades filiadas. Além da ANESP, integram a Fenagesp: