Economia Pós-Pandemia: pesquisadores desmontam mitos

livro ester.png

Recém lançado, o livro "Economia Pós-Pandemia" reúne um coletivo de pesquisadores – economistas e não-economistas – em torno do discurso falacioso da austeridade fiscal. O trabalho faz uma análise das consequências sociais da agenda econômica dominante no Brasil de redução do gasto social e do papel do Estado via reformas e privatizações, desmontando mitos e denunciando dogmas.

Desde 2015, o grupo de pesquisadores desenvolve estudos relacionados à política fiscal e seus impactos nas várias áreas sociais, entre eles, o “Observatório da Austeridade”. O primeiro livro veio em 2016. “Austeridade e Retrocessos” incidiu diretamente no debate da PEC 95, conhecida como “PEC do Teto de Gastos”.

A obra lançada agora teve o apoio de importantes instituições, entre elas, a Fundação Friedrich Ebert. Para um dos organizadores do livro, Pedro Rossi, pesquisador da UNICAMP, “Economia Pós Pandemia” traz um amadurecimento maior do trabalho a respeito do tema. Esther Dweck, pesquisadora da UFRJ que compõe o trio de organizadores ao lado de Ana Luiza Matos de Oliveira (FLACSO-Brasil), conta que a ideia de organizar o livro veio no início do ano, quando a pandemia trouxe consigo uma sensibilidade maior da sociedade a respeito do tema da austeridade. “Percebemos o quanto era importante a sociedade conhecer os efeitos da austeridade fiscal neste momento tão desafiador”, afirma.

O e-book está disponível para download gratuito em todas as plataformas e nos site da Fundação Friedrich Ebert ou da editora Autonomia Literária.

Pré-venda do livro físico a partir de dezembro.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS