EPPGG estreia coluna sobre políticas públicas no Brasil Popular

A EPPGG Valéria Moraes estreou uma coluna no jornal Brasil Popular, na qual pretende descomplicar o conceito de políticas públicas, apresentando exemplos práticos para facilitar seu entendimento. No texto inaugural, intitulado “Políticas públicas: o que são e como nos afetam”, ela delimita o que são as políticas públicas e traz exemplos concretos do seu funcionamento, como nos casos de campanhas de vacinação: “Imagine que surgiu uma nova doença, e o governo inicia uma campanha de vacinação para proteger a população. Isso é uma política pública de saúde em ação. Graças a essa iniciativa, milhões de pessoas são vacinadas, prevenindo a disseminação da doença e salvando vidas. Esse exemplo mostra como uma decisão governamental pode ter um impacto direto e positivo na saúde e bem-estar de todos nós”.

Em um exercício imaginativo, Moraes propõe que se pense em um mundo sem políticas públicas: ela destaca que, ainda no cenário das campanhas de vacinação, sem uma decisão governamental de imunizar toda a população que precisa, o acesso à vacina seria exclusivo a quem pudesse pagar pelo serviço – “e isso certamente levaria a que doenças se espalhassem sem controle, ocasionando mortes ou sequelas”. Em relação a políticas de educação e industriais, não haveria garantia de acesso ao ensino, por um lado, que também ficaria restrito apenas às famílias que pudessem pagar, criando uma população menos informada e qualificada; e, por outro, o país teria dificuldade em crescer e gerar empregos para todo mundo. “A ausência de políticas públicas levaria a uma sociedade desorganizada, onde as necessidades básicas da população não seriam atendidas”, assegura.

Sobre o processo de criação de uma política pública, a EPPGG explica que o primeiro passo é identificar um problema ou uma necessidade da população: “A partir daí, são estudadas soluções, criados planos de ação e implementadas leis ou programas para resolver a situação. É um ciclo que envolve pesquisa, planejamento, execução e avaliação, garantindo que as ações governamentais estejam sempre alinhadas com as necessidades da sociedade”.

Por fim, Moraes sublinha o quanto as políticas públicas são essenciais para o funcionamento de uma sociedade organizada e justa: “Elas impactam nossa vida diariamente, desde a qualidade da água que bebemos até a segurança das ruas em que caminhamos. Participar ativamente e se informar sobre as políticas implementadas é crucial para garantir que elas atendam às necessidades da comunidade”. Abrindo um diálogo com os leitores, a autora ainda provoca a reflexão e a ação: “Agora que você tem um entendimento mais claro e alguns exemplos prático de política pública, esperamos que você veja a importância dessas ações governamentais e possa escolher cada vez melhor seus representantes que irão decidir sobre as próximas políticas públicas”.

Leia o texto completo.