EPPGG lança livro sobre Cidades Dinâmicas

O EPPGG Marcos Ricardo dos Santos lançou, recentemente, o livro “Cidades Dinâmicas: um guia para intervenções urbanas economicamente sustentáveis”, pelo selo da editora Dialética. A obra é resultado do mestrado realizado pelo autor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. A edição física já está disponível no site da editora e, em breve, poderá ser encontrada também em livrarias. Haverá, conjuntamente, comercialização em formato e-book.

Confira a descrição do livro disponível no site da editora:

O livro “Cidades Dinâmicas: um guia para intervenções urbanas economicamente sustentáveis” tem como tema central a identificação de critérios fundados na economia urbana para apoiar a definição de novas funções para uma área deteriorada, de modo a impulsionar sua reinserção à dinâmica urbana.

De forma complementar aos estudos da arquitetura e do urbanismo, explora, em outras áreas do conhecimento – notadamente a economia –, subsídios e métodos para que projetos de intervenção urbana estejam ancorados em elementos concretos da dinâmica da economia urbana, observando as funções que a cidade está de fato a demandar.

Com um texto leve e envolvente, o autor apresenta um passo a passo prático para que arquitetos, urbanistas e gestores públicos que pretendem realizar intervenções urbanas ampliem sua capacidade de êxito, ao lidar com projetos que alterem não apenas a paisagem urbana, mas também a estrutura econômica do local – fazendo com que as intervenções perdurem no tempo.

Temos aqui um roteiro para elaboração de projetos de reinserção urbana que permite ir além das intervenções calcadas em idealizações de novos espaços. A leitura possibilitará a gestores, técnicos e planejadores urbanos avaliar e formular políticas, programas, projetos e ações no campo da reabilitação urbana com uma visão integradora dada pelo repertório significativo de conteúdos e insights proporcionados pelo autor.

Uma leitura ideal para quem gosta de cidades, de pessoas e de movimento.