“Concurso para EPPGG: essa é a minha história”, com Antônio de Castro

Dando sequência à série “Concurso para EPPGG: essa é a minha história”, Antônio de Castro compartilha sua trajetória como EPPGG, o que o motivou a escolher a carreira e como foi sua preparação para o concurso.

EPPGG da 16ª turma, Antônio afirma que um dos fatores que inicialmente o atraiu para a carreira foi a possibilidade de mobilidade entre áreas, o que permite uma atuação em diferentes frentes: “Minha paixão é a política social, e a carreira dá oportunidade de você trabalhar em diferentes políticas da área social – educação, saúde, desenvolvimento social e combate à fome, trabalho, cultura”, aponta. Dessa forma, nestes 12 anos como EPPGG no governo federal, ele pôde atuar em áreas variadas, especialmente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e no Planejamento. 

Outro ponto que ele afirma ter sido relevante para sua escolha é o incentivo à formação permanente de EPPGGs, tanto em cursos na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) como em programas de capacitação de longa duração, seja de mestrado ou de doutorado. Inclusive, Antônio atualmente faz doutorado na Universidade de Brasília (UnB) e está realizando um percurso de sua pesquisa na Virgínia, nos Estados Unidos. Seu objetivo, para além da formação pessoal, é mais tarde aplicar seus achados de pesquisa nas suas atividades como servidor, dando retorno para as políticas públicas brasileiras.

Em relação à preparação para o concurso, Antônio diz que estudou bastante os editais de provas anteriores. Assim, pôde focalizar seus esforços: “Vendo qual era a média de entrada dos concursos anteriores, eu tinha a visão de quantos pontos eu deveria fazer em cada uma das disciplinas para entrar”. Em média, dedicava seis horas diárias para os estudos.

E há um motivo especial que anima Antônio em relação a este novo concurso: será a primeira seleção a acontecer sob o regramento da política de cotas para negras e negras no serviço público: “Queria ver mesmo a negrada, meu irmãos negros e negras, se animarem para fazer o concurso, para a gente conseguir diversificar tanto a carreira quanto o serviço público, onde estamos subrepresentados”, defende.

Assista ao vídeo na íntegra.

Assista também ao primeiro episódio, com a EPPGG Virgínia Bracarense.