A nova face do teletrabalho: FCRB realiza evento com secretário Roberto Pojo no Rio

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, em parceria com a ANESP, na próxima quinta-feira (18) o evento “A nova face do teletrabalho”. A atividade gratuita integra o Ciclo Políticas Públicas Inovadoras, do Programa de Pesquisa Rui Barbosa e o Tempo Presente (PRO-Rui): Cultura, Democracia e Desenvolvimento Sustentável no mundo contemporâneo. O evento inicia às 18h, no auditório do FCRB, na Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da FCRB.

Para debater as transformações e inovações que vêm ocorrendo no âmbito da Administração Pública Brasileira no último período, a FCRB receberá o EPPGG e secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Roberto Pojo, para abordar o Programa de Gestão e Desempenho e outras inovações na gestão pública. Participam da mesa, como debatedores, dois especialistas em administração: Marco Túlio Zanini (EBAPE/FGV) e Denise Ribeiro de Almeida (NPGA/EAUFBA).

O Programa de Gestão, embora inicialmente previsto como um modelo de trabalho no âmbito da Administração Pública Federal no Decreto nº 1.590/95, só começou a ser implementado de forma generalizada com a edição da IN nº 65/ 2020, que trouxe as ferramentas necessárias à sua inclusão na pauta do serviço público brasileiro. O Decreto nº 11.072/2022 estabeleceu regras para a instituição e o acompanhamento do programa nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, proporcionando um arcabouço legal mais robusto para o agora denominado Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

Entre as principais inovações trazidas pelo PGD estão a substituição do controle de frequência dos servidores públicos federais pelo controle de produtividade baseado em resultados. Além disso, o PGD permitiu novos arranjos de trabalho em relação ao local de exercício, uma vez que possibilitou que a jornada de trabalho seja cumprida em forma de teletrabalho (integral ou parcial) ou presencial e, em relação aos horários de execução, as atividades podem ser realizadas síncrona (como no caso de reuniões) ou assincronamente (como em tarefas que demandem maior nível de concentração).

Conheça os participantes:

Roberto Seara Machado Pojo Rego

Secretário de Gestão e Inovação do MGI, é servidor público desde 1992, iniciou a carreira no Governo do Distrito Federal na área de transporte público. Formado em Ciência Política pela UnB, ingressou no Governo Federal, na carreira de EPPGG em 2004. Trabalhou no Ministério de Minas e Energia, na Secretaria de Relações Institucionais, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e no Ministério de Desenvolvimento Social. Nos últimos quatro anos já trabalhava na Secretaria de Gestão, onde coordenava diversos projetos, dentre eles o Programa de Gestão e Desempenho.

Marco Tulio Zanini

PhD, Professor e pesquisador sênior da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista nos temas Liderança Estratégica, Comportamento Organizacional, Cultura e Fatores Humanos em Gestão de Riscos. Pioneiro no Brasil nos estudos sobre Confiança e Liderança nas organizações. Colunista do Jornal Valor Econômico desde 2010. Publicou os livros: O Elo Perdido; Gestão Integrada de Ativos Intangíveis; Confiança - O Principal Ativo Intangível de uma Empresa; Excelência em Gestão Pública; A Ponta da Lança; e Liderança baseada em Valores. Na Alemanha publicou Trust within Organizations of the New Economy – A Cross Industrial Study. 

Denise Ribeiro de Almeida

Pesquisadora no Núcleo de Pós-graduação em Administração, Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Administração pela COPPEAD- Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Administração pela UFBA. Atuação na área financeira em instituições bancárias internacionais e nacionais. Experiência como diretora e coordenadora de cursos presenciais e EAD da área das Ciências Sociais Aplicadas. Desenvolve atividade como consultora e pesquisadora em diversas áreas da Administração Pública. Professora da Escola de Administração da UFBA, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Coordenadora de cursos de Graduação e dos Mestrados Profissionais da UFBA.

Serviço:

A Nova Face do Teletrabalho

18 de abril, 18h

Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa

Rua São Clemente, 134 

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da FCRB.